sábado, 17 de setembro de 2011

Resenha do filme Sociedade dos Poetas Mortos

                                 Ficha Técnica

Título original: Dead Poets Society
Gênero: Drama
Duração: 2 hr 9 min
Ano de lançamento: 1989
Estúdio: Touchstone Pictures
Distribuidora: Buena Vista Pictures
Direção: Peter Weir
Roteiro: Tom Schulman
Produção: Steven Haft, Paul Junger Witt e Tony Thomas
Música: Maurice Jarre
Fotografia: John Seale
Direção de arte: Sandy Veneziano
Figurino: Marilyn Matthews
Edição: William M. Anderson e Lee Smith
O filme Sociedade dos Poetas Mortos se passa em uma escola/internato masculino chamado Welton. De modelo marcado por tempo determinado pra cada função e espaço racionalizado, prioriza a educação tradicional, baseada nos princípios da Tradição, Honra, Disciplina e Excelência.
Contrapondo-se a isso, o professor John Keantig tem proposta de ensino com base no próprio processo de viver. Segundo ele, a educação deveria confundir-se com a própria vida. As suas estratégias de ensino fogem do paradigma estabelecido pelo internato; uma vez que o professor se utiliza de outros espaços, considerados não convencionais pra propor atividades diferenciadas, provocando os alunos a fim de pensarem por si mesmos.
O filme mostra cenas como as que o professor encoraja seus alunos a subirem na mesa, falarem alto, e até arrancar páginas de livro, por considerá-las excrementos. Esses atos fazem com que o professor Keating se torne um novo modelo de educação, não seguindo assim o currículo padronizado.
Esses princípios são responsáveis pela escolha dos pais com a finalidade de que os seus filhos adquiram educação de qualidade para ingressar, posteriormente nas melhores universidades. O estilo pedagógico adotado é de saber especifico: o cientifico. Os cursos mais valorizados são Medicina, Direito e Engenharia; já a Literatura e a Arte Dramática não são de tanta importância. O autor demonstra claramente na cena em que o aluno Neil não consegue permissão do pai para fazer artes dramáticas. Ele exige que ele deixe as atividades relacionadas ao descobrir que seu filho está participando de uma peça teatral.
O filme tem como acontecimento principal as escapadas de Neil nos ensaios da peça, na descoberta de que a Arte lhe faz feliz e de que pode escolher o caminho que lhe possibilita esta alegria. O peso da exigência do pai pressionando para que o filho faça e trace os caminhos estabelecidos por ele torna o filme tenso, a omissão da mãe nesta situação (o sexo feminino possuía um poder menor que o oposto), a ausência do notório professor Keating, desligado da escola em que lecionava, não deixa o jovem outra escolha senão o suicídio.
Sociedade dos Poetas Mortos é considerado um filme brilhante, fazendo as pessoas perceberem o quanto o papel do professor perante os alunos é importante, pois como educador este deve estimular a formação dos cidadãos, e mais que isso; que sejam críticos, criativos e pensadores.
A grande lição deste roteiro é a expressão ‘Carpe Diem’ como uma nova visão de vida. ‘’Aproveite seu dia, colha logo seus botões de rosas.’’

Nenhum comentário:

Postar um comentário