quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A importância da escola na formação do cidadão

       Analisando o contexto da educação é possível observar, de maneira nítida, a sua evolução. Algo que fica evidente quando se fala do assunto é a quantidade de entidades educacionais que vêm aumentando.
       A população conseguiu o que queria, escolas para que as crianças pudessem estudar que, até certo tempo atrás, era considerado para poucos. Essa conquista tem um porém. Não basta que apenas escolas sejam construídas, é preciso que se tenha o mais importante que é o ensino de qualidade.
       Faz-se necessário acompanhar o trabalho escolar para que se possa garantir na entidade educacional um ensino decente, algo que não se limite apenas a ensinar leitura, cálculos e outras noções elementares. É preciso uma escola interativa onde o conhecimento da criança venha a ser considerado e transmitido. Mas de que maneira a sociedade pode cobrar de um sistema que desconhece?
       Se o que a população deseja no momento é um ensino melhor, faz-se necessário obter uma relação mais próxima entre escola, professores e famílias. É preciso que haja uma interação maior entre escola e comunidade escolar, uma socialização de prática pedagógica e intervenções construtivas e a partir disso, a criação de um currículo democrático onde as necessidades sejam atendidas para obtenção de resultados satisfatórios.
        SegundoRosemari Dorigon Reinhardt, Pedagoga e Mestre em Educação,  essa abertura impulsionou a dinâmica das relações sociais, fazendo com que mais e mais pessoas e grupos se associassem à escola pela causa comunitária, quando liderados por meio de práticas participativas e transformadoras
   É papel da escola levar os próprios pais ao conhecimento de seus direitos e deveres. Para realizar esse desafio de promover parcerias, a gestão solidária exerce ação continuada e persistente na criação de oportunidades de valorização da cultura do grupo, enfrentando não somente as dificuldades socioeconômicas e educacionais, mas também o desafio de tornar a escola um local cada vez mais aberto e includente.
     

4 comentários:

  1. Se a própria sociedade desconhece o sistema, fica realmente difícil de exigir melhor ensino para seus membros.
    Por isso, a prática pedagógica deve aproximar-se cada vez mais da realidade social na qual está inserida, para que com isso a comunidade possa, efetivamente, participar da vida escolar.

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  2. Concordo com vocês,gostei da apresentação do texto,pois é isso mesmo que vemos hoje,não há interação,principalmente,da comunidade com a escola.Devemos seguir esses exemplos,procurando desenvolver cada trabalho como um desafio,para superar a falta de interação dentro da escola.

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  3. Realmente a educação hoje em dia precisa não só de escolas mais também de educação de qualidade de forma que faça o aluno refletir sobre seu papel na sociedade e que através disso ele possa transformar o meio em que vive.
    E nós como futuros profesores devemos repensar e discutir esses temas para que em sala de aula nós possamos empregar metodologias mais eficazes e atuais.

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  4. realmente, hoje a população tem muitas escolas com boas estruturas,como laboratórios de informática e bibliotecas,que muitas vezes não são utilizados,é preciso que os professores estejam capacitados e insentivados para desenvolver um bom trabalho para que os alunoss consigam aprender cada vez mais.

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